sábado, 13 de junho de 2009

NOVOS HORIZONTES

"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DESCRIMINEM; LUTAR SEMPRE PELAS DIFERENÇAS SEMPRE QUE A IGALDADE NOS DESCARACTERIZE"
(Boaventura de Souza Santos)
Para professores que trabalham no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino; é comum deparar-se com situações em que é necessário uma interferencia imediata e firme do professor, para que não haja exclusão dos alunos oriundos de localidades diferentes do contexto onde a escola está inserida. Isso porque, as crianças ao ouvirem determinadas palavras, que não se enquadram em seus padrõeslinguisticos, repetem seguidamente: " fulano não sabe falar". Esse comentário é tão repetido que pode acarretar consequencias nefastas na sala de aula e na vida das crianças. Isso reporta a opensamento de Jaime Pinsky (2001, p.2) que diz o seguinte:"Vários facetas do preconceito se manifestam na escola com mais frequencia do que gostariamos de admitir..."
Por este motivo os professores, principalmente de Língua Portuguesa, precisam com urgencia rever os métodos ainda tradicionais de ensinar a língua.
O GESTAR II veio para abrir novos horizontes, para nós, professores de Língua Portuguesa para podermos rever nosso modo de avaliação e aplicação em sala.

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